QUEDA DE CABELO
É normal uma determinada quantidade de fios se desprender do couro cabeludo todos os dias. Mas, ao perceber que os cabelos vêm caindo além do normal, é preciso uma investigação com um especialista.
O cabelo é uma característica importante na formação da autoimagem e por isso quando falamos em queda de cabelo é sempre uma situação angustiante, mas antes de tudo temos que saber que é normal cair, em média, cem fios todos os dias. Isso faz parte do ciclo de vida do cabelo, que nasce, cresce e cai e é claro que existem situações em que é indicada uma avaliação médica, ou seja, quando os cabelos começam a cair além da conta, a ficar mais finos e com redução de volume.
Entenda mais sobre o tema.
Sobre a queda de cabelo
Faz parte do processo natural do ciclo de vida do cabelo o desprendimento do fio ou a queda do cabelo. O ciclo de vida de cada fio de cabelo é marcado por fases de crescimento, repouso e queda.
Aproximadamente, 90% dos nossos cabelos estão na fase de crescimento. Depois de um curto período de repouso, em que para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo fio entra na fase de crescimento. Do nascimento do fio até sua queda, leva de dois a seis anos.
Muitas pessoas, erroneamente, associam a queda de cabelos à lavagem excessiva. O fato de lavar os cabelos diariamente não tem relação com eles caírem menos ou mais, porque os fios que caem durante o banho, na verdade, já estavam soltos. Eles apenas estavam presos entre os fios e se soltaram na hora da lavagem.
Outro mito é em relação ao uso de shampoos antiqueda. Esses produtos não trazem benefício nenhum à pessoa com queda de cabelo, pois eles agem apenas superficialmente, não sendo capazes de penetrar pela raiz.
Causas da queda de cabelo
Existem diversas doenças que causam queda de cabelo, mas a mais comum delas é chamada de eflúvio telógeno.
Após algum evento desencadeante, os fios sincronizam, em grande parte, para a fase telógena do ciclo capilar, que é a fase de queda e, por isso, há um aumento significativo dela.
Apesar de muito angustiante, o volume capilar costuma se recuperar após a resolução da causa do eflúvio telógeno.
São várias as causas que podem levar à queda de cabelo (eflúvio telógeno). As principais são:
Pós-cirurgia/anestesia;
Pós-parto;
Infecções;
Covid-19;
Perda de peso;
Dietas restritivas;
Troca de método contraceptivo hormonal;
Estresse intenso;
Anemia;
Deficiência de vitaminas;
Uso de anabolizantes.
Dicas de cuidados com os fios
Para evitar a queda de cabelo e manter os fios saudáveis, brilhantes e sedosos, é recomendado ter alguns cuidados no dia a dia. São eles:
Não há regras para a quantidade de lavagens. Tenha em mente que o importante é manter os fios sempre limpos. Caso eles fiquem com aspecto de sujos diariamente, o ideal é lavá-los todos os dias;
Ao usar o secador, mantenha-o a uma distância de cerca de 15 centímetros dos fios e evite temperaturas muito altas. Sempre utilize protetor térmico antes de secar o cabelo;
Não durma com os cabelos molhados;
Tenha uma dieta balanceada;
Evite prender os cabelos com muita força ou usar elásticos muito apertados;
Para evitar a quebra dos cabelos, comece a pentear das pontas e vá subindo para a raiz. Se tiver os cabelos lisos, opte por penteá-los secos e, se tiver cabelos cacheados, penteie-os com os fios ainda molhados;
Uma maneira de manter os fios mais hidratados é usar o óleo de coco (ou qualquer óleo de sua preferência) como um pré-shampoo. Aplique o óleo apenas no comprimento dos fios, 30 minutos antes da lavagem, e depois lave o seu cabelo normalmente. O óleo protegerá o fio do ressecamento causado pelo shampoo.
Existem várias causas e tratamentos para a queda de cabelo e o importante é não fazer uso de soluções caseiras, que podem agravar o problema, e procurar um dermatologista ao notar que:
Nos últimos meses os seus cabelos começaram a cair em maior quantidade ou em tufos;
Há falhas no couro cabeludo;
O couro cabeludo está vermelho, coça muito ou arde;
Houve redução de volume;
O cabelo está mais “transparente” e o couro cabeludo mais visível.
Para saber mais agende uma consulta com a Dra Marcella Vilhena.
Fontes:
Livro “Tratado de Dermatologia” (Walter Belda Júnior, Nilton Di Chiacchio, Paulo Ricardo Criado)
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Livro “Dermatologia estética” (Maria Paulina Villarejo Kede, Oleg Sabatovich)