PSORÍASE
Dermatose que acomete ambos os sexos, podendo iniciar em qualquer faixa etária. Tem uma prevalência de 1,31% na população brasileira com uma maior prevalência nas regiões sul e sudeste.
O que é a psoríase ?
Doença inflamatória crônica e recorrente em pacientes predispostos geneticamente. Ela se apresenta como placas eritematodescamativas simétricas e bem delimitadas na pele e couro cabeludo, e se engana quem acha que ela se restringe a pele, podendo acometer unhas e articulações. O fator desencadeante ainda não foi identificado, mas já temos conhecimento de vários fatores desencadeantes como:
Medicamentos (antimaláricos, lítio, betabloqueadores)
Tabagismo
Estresse
Alcoolismo
Infecções
Traumas locais
Distúrbios endócrinos e metabólicos
Até o final do século XVIII, psoríase e hanseníase eram agrupadas conjuntamente, e os doentes eram tratados com o mesmo preconceito e marginalização da sociedade. Hoje, já é bem estabelecido que ela não é infectocontagiosa e os tratamentos avançaram muito no controle da psoríase, melhorando a qualidade de vida do paciente e mudando o curso e progressão da doença.
Subtipos da psoríase
Vulgar ou em placas - 90% dos casos
Em gotas ou gutata
Eritrodérmica
Pustulosa
Palmo-plantar
Ungueal
Infantil
Invertida
Idoso
Artropática
Diagnóstico?
Seu diagnóstico é eminentemente clinico e podemos utilizar a biópsia de pele para confirmação e descartar seus diagnósticos diferenciais.
Tratamentos
O primeiro passo é o diagnóstico correto e após isso os tratamentos serão indicados de acordo com o subtipo, extensão, faixa etária e gênero em que o paciente se enquadra. Os tratamentos podem ser com medicamentos tópicos nos casos mais brandos, com medicamentos orais e hoje em dia podemos utilizar os imunobiológicos nos casos mais graves e refratários aos tratamentos convencionais. A exposição solar controlada é um super alisado aos tratamentos e amenizando as lesões da psoríase, tanto é que um dos tratamentos pode ser a fototerapia em casos mais leves.
Quando procurar um dermatologista?
O médico dermatologista é o profissional indicado para tratar a psoríase e deve ser consultado quando as primeiras lesões aparecerem.
Esse profissional é quem pode fazer um diagnóstico preciso para avaliar se essa condição pode ou não estar relacionada a algum quadro de saúde e quais os tratamentos mais indicados.
Se você quer saber mais sobre psoríase, agende uma consulta com a Dra Marcella Vilhena.