BIOESTIMULADORES 


No processo de envelhecimento , a face sofre alterações em todas as suas estruturas, desde pele, tecido subcutâneo, musculatura, ligamentos de retenção e arcabouço ósseo, é o que chamamos de envelhecimento intrínseco, aquele que irá acontecer independentemente do estilo de vida individual. Já o envelhecimento extrínseco é aquele relacionado aos hábitos diários de cada um, como por exemplo, tabagismo, dieta, atividade física, exposição a radiação ultravioleta. Os dois sempre estão interligados e influenciando o grau de envelhecimento da pele. 


Já é bem esclarecido que após os 25 anos nós temos uma diminuição na produção das fibras de colágeno e perdemos aproximadamente 1% a cada ano. Apesar disso, nós conseguimos estimular as células a produzirem e reorganizarem as fibras de colágeno da nossa pele através de algumas substancias injetadas na pele. 


Os bioestimuladores injetáveis são substâncias que estimulam a produção de colágeno na pele, melhorando a textura, elasticidade e a flacidez, podendo ser utilizados tanto no rosto quanto no corpo. 

Os mais conhecidos no mercado brasileiro são: Sculptra® e Radiesse®. 


O Sculptra® é um produto que contém micropartículas de ácido poli-L-láctico, injetadas na derme com a função de aumentar a produção de colágeno. Sua aplicação na face suaviza rugas, sulcos, cicatrizes, melhora a flacidez e firmeza da pele, além de restaurar um pouco de volume perdido com o processo de envelhecimento (dependendo da técnica e quantidade de produto injetado). Também pode ser aplicado em diversas áreas do corpo para melhorar flacidez e celulite. 


O Radiesse® é um gel de hidroxiapatita de cálcio que estimula a produção de colágeno naturalmente, promovendo maior elasticidade e firmeza da pele. Além da capacidade de repor o colágeno perdido, o Radiesse® também promove um efeito lifting imediato quando aplicado em áreas específicas da face, melhorando a sustentação da pele e a definição do contorno facial. Também pode ser aplicado em diversas áreas do corpo para melhorar a flacidez e é o tratamento de escolha para restaurar a perda de volume das mãos. 


É importante salientar que a escolha do produto e o número de sessões varia de acordo com a indicação médica para cada paciente. Todos os bioestimuladores injetáveis promovem um estímulo à produção de colágeno que é percebido ao longo dos meses subsequentes à aplicação e mantido por 18 a 24 meses. 


Agende uma consulta com a Dra Marcella Vilhena para saber se os bioestimuladores já são indicados para você.


Fontes:

Livro “Tratado de Dermatologia” (Walter Belda Júnior, Nilton Di Chiacchio, Paulo Ricardo Criado)

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Livro “Dermatologia estética” (Maria Paulina Villarejo Kede, Oleg Sabatovich)