PREENCHIMENTO FACIAL
Técnica minimamente invasiva e proporciona rejuvenescimento facial com segurança.
O tratamento do envelhecimento facial está relacionado com o desenvolvimento e aprimoramento de diferentes técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas.
A face sofre o envelhecimento de forma tridimensional com perda dos coxins de gordura e reabsorção óssea, o preenchimento com ácido hialurônico visa hidratar, reestruturar e reposicionar os tecidos de forma harmônica e natural de acordo com a individualidade de cada um.
A injeção com ácido hialurônico para preenchimentos é uma ferramenta indispensável na abordagem do rejuvenescimento cutâneo. Por se tratar de uma substancia segura e eficaz, o ácido hialurônico tornou-se o preenchedor de primeira escolha.
O ácido hialurônico está presente em diversos tecidos do corpo humano, como na pele, olhos, cartilagens, liquido sinovial. Atualmente, os preenchedores são de origem não animal e diferentes composições para finalidades diversas, como por exemplo, um preenchedor para estruturar a face tem uma composição diferente de um preenchedor para hidratar a pele.
O primeiro passo, antes de realizar o preenchimento facial, é passar por uma avaliação com um médico dermatologista. Esse especialista analisará o rosto do paciente como um todo e quais áreas podem ser beneficiadas com o tratamento.
Inicialmente, o médico marcará pontos estratégicos no rosto do paciente, que servirão como guia para localizar as regiões apropriadas para a aplicação. Em seguida, o local será higienizado com um agente antibacteriano e o médico usará um anestésico tópico para diminuir qualquer dor ou incômodo que o procedimento possa causar. Em alguns casos, o material de preenchimento inclui anestésico na mistura.
O procedimento em si consiste na aplicação de ácido hialurônico por meio de uma cânula bastante fina — uma espécie de agulha sem ponta — por baixo da pele das regiões tratadas.
A quantidade de produto injetado depende da área do tratamento. Cada sessão dura, em média, de 40 a 60 minutos.
É possível que a região tratada fique levemente avermelhada e inchada nos primeiros dias após o preenchimento.
Antes de realizar o procedimento, esclareça todas as suas dúvidas com o médico e informe sobre alergias, gravidez e uso de medicamentos.
Quais são as áreas de aplicação?
O preenchimento facial pode ser realizado em diversos locais. Entre eles, destacam-se:
Sulco nasogeniano (bigode chinês);
Sulco lábio-mentoniano (linha de marionete);
Olheiras;
Lábios (definição de contorno e/ou volumização);
Contornos faciais (para definição de região mandibular, queixo e têmporas);
Lóbulos das orelhas;
Região malar (correção de bochecha flácida).
Benefícios do preenchimento facial
O preenchimento facial é um tratamento estético que resulta em vários benefícios aos pacientes. Entre eles, podemos citar:
É um procedimento minimamente invasivo e seguro, se realizado por um profissional experiente;
O rosto recupera sua aparência descansada e relaxada;
Volumiza e melhora o contorno de lábios finos ou envelhecidos;
Melhora a profundidade de olheiras;
Aumenta e projeta queixos pequenos;
O preenchimento facial promove um efeito lifting sem cirurgia, rejuvenescendo o rosto, melhorando o contorno e a sustentação da face sem a necessidade de cortes ou cirurgia.
Para potencializar os resultados do preenchimento facial, o tratamento pode ser associado a outros procedimentos, como aplicação de toxina botulínica, peelings e bioestimuladores de colágeno.
Quanto tempo dura o efeito?
Os resultados do preenchimento facial costumam ser duradouros — entre 12 e 24 meses —, dependendo da área de aplicação e do produto utilizado.
Antes desse tempo, podem ser realizadas novas aplicações de ácido hialurônico em sessões de manutenção, pois o preenchimento facial, assim como outros tratamentos estéticos, não impede o envelhecimento da pele.
Os efeitos do preenchimento podem ser observados já no momento da aplicação, embora o resultado completo seja melhor observado cerca de uma semana após a sessão.
Quais são as contraindicações?
Em alguns casos específicos, o preenchimento facial não é indicado, como, por exemplo:
Em mulheres grávidas;
Pessoas com doenças autoimunes;
Na presença de infecção no local da aplicação.
Cuidados após o procedimento
Após a realização do preenchimento facial é recomendado que o paciente adote alguns cuidados para que a recuperação possa acontecer de maneira plena. São eles:
Não utilizar, nas primeiras seis horas após o procedimento, cremes ou maquiagens;
Evitar fazer massagens no local da aplicação;
Evitar se expor ao sol nos primeiros dias, em caso de hematoma (roxinhos) após realizar o preenchimento facial;
A aplicação não exige repouso e os pacientes podem voltar à rotina no mesmo dia.
Quando realizado por um médico capacitado e experiente neste tipo de procedimento, o preenchimento facial promove resultados sutis e naturais, sem mudar a estrutura do rosto do paciente. O objetivo é destacar pontos fortes da aparência, melhorando a qualidade da pele.
Agende uma consulta com a Dra Marcella Vilhena para saber se o preenchimento é indicado para você.
Fontes:
Livro “Tratado de Dermatologia” (Walter Belda Júnior, Nilton Di Chiacchio, Paulo Ricardo Criado)
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Livro “Dermatologia estética” (Maria Paulina Villarejo Kede, Oleg Sabatovich)